Mais de sete toneladas de lixo são retiradas na quinta etapa do Projeto Limpeza dos Mares

Quarta-feira, Outubro 28, 2015

Neste sábado, 24 de outubro, cerca de 80 voluntários retiraram aproximadamente 7,5 toneladas lixo do entorno da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Foi mais uma ação do Projeto Limpeza dos Mares, idealizado pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil). O lixo estava depositado no fundo do mar, orla e costões. Esta foi a etapa em que mais se recolheu resíduos desde que o projeto foi criado.

“A maior parte desse material foi trazido pelas chuvas das últimas semanas. É um sinal de que muita gente ainda joga o lixo onde não deve. É por isso que ações como esta são de grande valia: por um lado alertamos para a consciência ambiental e por outro fizemos a limpeza do local, retirando este material que agride a natureza”, ressaltou o presidente da entidade Leandro ‘Mané’ Ferrari.

Para o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Campos, ações como esta são muito importantes para o município. “Fizemos uma verdadeira força-tarefa, com equipamentos, máquinas, força dos voluntários e muito boa vontade”, afirmou, destacando que a Praia de Palmas obteve recentemente a certificação da Bandeira Azul para esta temporada.

O Limpeza dos Mares é realizado pela Acatmar e tem a organização da Acquanauta e Mar Catarina, com o apoio, nesta etapa, da Prefeitura de Governador Celso Ramos, ICMBio, GT Náutico de SC, Sebrae, Policia Federal - Nepom, Programa Mundo Mar, Capitania dos Portos de SC, Companhia da Praia e Associação das Empresas de Transporte Náutico de Canasvieiras.

Vale destacar que o Projeto Limpeza dos Mares foi vencedor do Prêmio Top Turismo, da ADVB, por contribuir para o turismo catarinense. Em cinco edições do evento foram recolhidas 13,2 toneladas de lixo. A próxima etapa será no dia 21 de novembro, na Costa da Lagoa, na capital, preparando o local para a temporada de verão.