Voluntários Recolhem 1,2 Tonelada De Lixo Do Fundo Do Mar

sábado, Setembro 19, 2015

Por meio do Projeto Limpeza dos Mares Acatmar, iniciativa da Associação Náutica Catarinense para o Brasil, voluntários recolheram cerca de 1,2 tonelada de lixo do fundo do mar e costões da Ilha do Arvoredo, na capital. A ação foi realizada neste sábado, 19 de setembro, véspera do Dia Mundial de Limpeza dos Mares e Rios.
O evento reuniu cerca de 80 participantes, dos quais, 50 eram mergulhadores profissionais que retiraram os materiais do fundo do mar, garantindo a segurança da operação. Entre o lixo recolhido estavam redes de pesca, cabos de metal, garrafas pet, embalagens de óleo e pedaços de embarcações. Toda a atividade contou com o apoio do ICMBio, já que a ilha tem restrições por abrigar uma reserva biológica e foi necessária uma autorização especial para a execução dos trabalhos.
Para o presidente da Acatmar, Leandro ‘Mané’ Ferrari, a cada edição cresce o número de voluntários e profissionais interessados na conservação do meio ambiente. “É uma filosofia de vida, por isso, cada vez mais o Projeto Limpeza dos Mares tem conquistado a adesão de novos participantes”, afirma. “A ação de limpeza dos mares é uma prova de que estamos conseguindo conscientizar a sociedade para a preservação dos nossos mares, combatendo práticas poluidoras”, completa o diretor de mergulho da entidade, Álvaro Almeida.

2014
No ano passado foram recolhidas cerca de quatro toneladas e meia de lixo em três edições realizadas, na Ilha do Francês e Ilha do Arvoredo, na capital, e Praia do Tinguá, em Governador Celso Ramos.

Prêmio
O projeto Limpeza dos Mares da Acatmar foi vencedor do prêmio TOP Turismo ADVB SC como uma das melhores iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e a promoção da atividade turística no estado de Santa Catarina, conforme divulgado recentemente pela ADVB SC (Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing). A premiação será no próximo dia 29, no parque Beto Carrero World.

Próximas etapas
Depois desta atividade na Ilha do Arvoredo, a segunda etapa de 2015 será no dia 17 de outubro nas imediações da Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos. Já a terceira etapa acontecerá no dia 21 de novembro no Canal da Barra da Lagoa em Florianópolis para marcar o início da temporada de verão.

A ação teve o patrocínio de Fort Atacadista, Sebrae SC, AJX Tecnologia, Racon Consórcios, Plastkolor, Marina 3 Mares, Blue Fox Marina, Kia Power Imports e Grupo Connect. A organização é das empresas Acquanauta Mergulho e Mar Catarina. Apoio: Capitania dos Portos SC, Marina Itaguaçu, Parcel, Companhia da Praia, Programa Mundo Mar, GTT Náutico SC, ICMBio, Nepom, Policia Federal, Mano’s Comunicação Visual, Corpo de Bombeiros e Comcap.